top of page
Buscar

Cheque em branco na judicialização da saúde

há 13 horas
4 min de leitura

O conteúdo da prescrição médica/odontológica é importante para definir os limites da judicialização da saúde, principalmente diante da nova posição do Supremo Tribunal Federal – STF que fixou novas regras sobre a sua valoração probatória.


É que os Tribunais entendiam historicamente que o Judiciário não poderia desconsiderar a orientação fixada na prescrição médica/odontológica.


Tal cenário foi modificado com a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF em setembro de 2024 nas Súmulas Vinculantes 60 e 61 e também em setembro de 2025 nas teses fixadas na Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 7265.


Em resumo, para obtenção judicial de produtos e tecnologias não incorporados são necessários vários requisitos que vão muito além do conteúdo da prescrição médica/odontológica, destacando-se: (a) imprescindibilidade do tratamento; (b) ausência de terapia alternativa; (c) alto nível de evidência científica; (d) inexistência de negativa de incorporação pela Conitec (SUS) ou pela ANS (saúde suplementar).


A decisão a seguir transcrita demonstra a seriedade do tema no STF:


18. Da leitura dos excertos decisórios acima transcritos, depreende-se que a decisão reclamada se ancorou, prioritariamente: (i) na aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor (Súmula nº 608/STJ) e do Estatuto da Criança e do Adolescente; (ii) na assertiva de que a operadora "não pode estabelecer o tratamento que o paciente deve se submeter para o alcance da cura e não pode restringir aqueles que forem prescritos pelo médico"; (iii) na aplicação da Lei nº 14.454/2022 (que consagrou a taxatividade mitigada do rol da ANS) e da Resolução Normativa nº 539/2022 da ANS; (iv) na validação da cobertura com amparo no entendimento de que basta a "expressa recomendação médica" ou "justificativa técnica [...] conforme relatório médico" para tornar ilícita a negativa da operadora.

19. Examinando as reportadas razões jurídicas, as quais conduziram ao entendimento firmado pela autoridade reclamada, considero que o decisum, embora posterior ao julgamento da ADI nº 7.265/DF, falhou em aderir estritamente ao roteiro processual imposto por esta Corte.

20. Primeiro, ao adotar como premissa única e suficiente do direito a apresentação de prescrição médica, sob fundamento de que “não pode a operadora impor qual método a ser utilizado no tratamento, de forma que o médico responsável é quem os determina, o que torna ilícita qualquer negativa ao método indicado em relação às terapias previstas contratualmente” (e-doc. 4, p. 116). O STF foi taxativo ao vedar ao Poder Judiciário a fundamentação de decisões de cobertura extrarrol apoiadas apenas em prescrição, relatório ou laudo médico apresentado pela parte autora. O TJSP fez exatamente o que esta Corte vedou: utilizou a recomendação médica unilateral como dogma incontestável, sob a premissa superada de que cabe exclusivamente ao médico assistente eleger a terapia.

21. Segundo, pois, embora o Juízo de piso tenha assentado que “a terapêutica não restou autorizada expressamente pela ANS”, o acórdão reclamado afastou tal premissa sob a fundamentação de que “a ANS recentemente editou a Resolução Normativa 539/2022, que extirpou as restrições de cobertura envolvendo as terapias utilizadas por portadores de transtornos globais de desenvolvimento, especificamente o transtorno do espectro autista”.

22. A esse respeito, é fato que a referida Resolução da ANS (que atualizou a RN nº 465/2021) garantiu a cobertura obrigatória e em número ilimitado de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Contudo, a garantia de acesso a essas categorias de profissionais e a supressão do limite de sessões não significam a incorporação automática e acrítica de todo e qualquer método proprietário ou experimental dentro dessas terapias. A operadora de saúde apontou expressamente no processo o caráter experimental do método MIG, alegando que ele não consta no rol da ANS, depende de aplicativo de smartphone e configura situação de reserva de mercado, pois haveria apenas uma clínica certificada na cidade. O TJSP, ao afirmar que a operadora "não pode estabelecer o tratamento" e não pode "restringir aqueles que forem prescritos", utilizou a resolução geral de TEA para conceder uma chancela irrestrita a um método específico. Essa interpretação confere um "cheque em branco" ao médico assistente, o que foi expressamente rechaçado pelo STF.

23. Nesse contexto, considero que, ao utilizar a RN nº 539/2022 como fundamento para validar qualquer método prescrito, o TJSP criou uma exceção material que não existe na tese fixada pelo STF. A tese desta Suprema Corte é clara: se o método ou procedimento específico não está previsto no rol da ANS, a sua concessão judicial é excepcional e atrai, obrigatoriamente, os requisitos da ADI nº 7.265/DF. Logo, o fato de a ANS ter regulamentado regras mais benéficas e amplas para o tratamento global do autismo não exime o magistrado de verificar a eficácia e a segurança do método específico pleiteado (no caso, o método MIG) à luz da medicina baseada em evidências (item 2, "iv", da tese paradigma).

24. Terceiro, e mais contundente, o Órgão reclamado desconsiderou o Parecer Técnico do NatJus para o caso concreto, o qual atestou o seguinte (e-doc. 4, p. 75-76; destaques acrescidos e do original):

[…]

26. No caso, como visto, o acórdão ignorou a contestação da operadora sobre a validade científica e mercadológica do método e desconsiderou a prova técnica isenta elaborada pelo Natjus, presumindo a legalidade do método unicamente com base na regulação geral da ANS para o autismo. Em outras palavras, ao aplicar a Resolução Normativa nº 539/2022 para validar um método contestado (MIG) baseando-se apenas na vontade do médico da parte, o TJSP violou a exigência de demonstração de evidências científicas de alto nível e burlou o rito processual obrigatório (Natjus) imposto pela ADI nº 7.265/DF.

[…]

28. Ante o exposto, julgo procedente o pedido, nos termos do art. 161, parágrafo único, do RISTF, para cassar os acórdãos reclamados e determinar que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo profira novo julgamento nos autos da Apelação Cível nº 1004796- 65.2023.8.26.0566, em estrita observância ao decidido na ADI nº 7.265/DF. Sem honorários, de acordo com o entendimento prevalecente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal.

(STF, Rcl 99907/SP, Relator Min. ANDRÉ MENDONÇA, Julgamento 16/09/2026, Publicação 22/09/2026)


Como se observa, o novo entendimento é emblemático a demonstra o rigoroso controle pelo STF.


Assim, atualmente a prescrição médica/odontológica não é um cheque em branco e serve apenas para permitir o início do processo, mas a decisão judicial vai depender de vários outros requisitos mencionados nas Súmulas Vinculantes 60 e 61 e na ADI 7265.


Por fim, a aludida posição do STF tem aplicação tanto na judicialização da saúde pública (SUS) quanto na judicialização da saúde suplementar (planos de saúde).

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Checklist da judicialização da saúde

Com o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI 7265 e a publicação das Súmulas Vinculantes 60 e 61 o Supremo Tribunal Federal – STF fixou critérios objetivos para o julgamento de proce

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • X
  • TikTok

© 2035 by temas de direito e saúde. Powered and secured by Wix 

bottom of page